sábado, 20 de julho de 2013

O que é ser Assistido Socialmente?

Assistencialismo é Reproduzido nas políticas governamentais “de corte social”, ao contrário de caminhar na direção da consolidação de um direito, reforça os mecanismos seletivos como forma de ingresso das demandas sociais e acentua o caráter eventual e fragmentado das respostas dadas à problemática social.
A Assistência Social era vista de forma dicotomizada, com caráter residual, próxima das práticas filantrópicas, um espaço de reprodução da exclusão e privilégios e não como mecanismo possível de universalização de direitos sociais tida até como necessária, mas vazia de “consequências transformadoras”. Sua operação era revestida de um sentido de provisoriedade, mantendo-se isolada e desarticulada de outras práticas sociais.
Assistência Social -  É um mecanismo de distribuição de todas as políticas sociais e públicas.  Mais do que isso, é um mecanismo de deselitização e consequente  democratização das políticas sociais.
Tem um corte horizontal, isto é, atua no âmbito de todas as necessidades  de reprodução social dos cidadãos excluídos, enquanto as demais políticas  sociais tem um corte setorial (educação,  saúde,…). A assistência social compete processar a distribuição das demais  políticas sociais e também avançar no reconhecimento dos direitos sociais dos  excluídos brasileiros.
É a política de Garantia de Direitos  afim de:
       Prevenir/reduzir situações de risco  social e pessoal.
Proteger pessoas e famílias em  situações de vulnerabilidade.
Criar medidas e possibilidades de  socialização e inclusão social.
Monitorar as exclusões e riscos  sociais da população.
FUNÇÕES
        Proteção Social é a principal função e corresponde ao conjunto de  ações, cuidados, atenções e benefícios para:
            Prevenir os riscos sociais e  reduzir os seus impactos.
Proteger cidadãos e famílias para  que enfrentem com maior autonomia as  contingências da vida.
        Defesa Social e Institucional
            Garantir aos seus usuários o conhecimento dos direitos e sua defesa:  ouvidorias, centros de referência, centros de apoio sócio-jurídico.
Os serviços devem conter normas que disponham sobre o seu funcionamento  e o acesso aos benefícios.
        Vigilância Sócio-Assistencial.
           Produzir informações, construir indicadores e índices de vulnerabilidade  e risco.
Identificar pessoas com redução da  capacidade pessoal, com deficiência,  vitimizações, ameaças, exploração, abandono.
A assistência social a partir do conhecimento que produz, deve  possibilitar a consciência do risco social e pessoal, elucidando que suas  causas são estruturantes decorrentes da dinâmica societária vigente e que como  tal, precisa ser enfrentada.
A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de  Seguridade Social não-contributiva, que  provê os mínimos sociais, realizada  através de um conjunto integrado de  ações de iniciativa pública e da  sociedade, para garantir o atendimento  às necessidades básicas.http://www.controlesocialdesarandi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição